Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Sempre Ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Nenhum cookie para visualizar

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Nenhum cookie para visualizar

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Nenhum cookie para visualizar

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Nenhum cookie para visualizar

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Nenhum cookie para visualizar

saito

O uso correto do WhatsApp para Empresas

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em vigor desde setembro de 2020, foi proposta com o objetivo principal de proteger o uso dos dados pessoais de pessoas físicas por empresas em um ambiente que, anteriormente, não era regulado. Ainda que as sanções pelo descumprimento das novas normas passem a valer apenas em agosto de 2021, a movimentação no mercado para adequação foi perceptível.

Dentre as mais variadas áreas do mercado, uma delas merece atenção especial: as redes sociais. O compartilhamento de dados pessoais pelos usuários de forma gratuita e em troca de experiência social no meio digital, não guarda razoabilidade. Assim, é necessário que haja um tratamento digno, sigiloso e seguro para cada dado pessoal recebido pelas empresas.

Nesse cenário, para manter uma comunicação eficiente dentro das empresas, por vezes é necessário que se utilize uma aplicação de conversa entre colaboradores e clientes. Porém, a partir da vigência da LGPD e, principalmente, com a aproximação do início da possibilidade de sanções pelo seu descumprimento, torna-se necessário adequar o uso da ferramenta por parte de cada empresa.

Os diversos meios de promoção e aproximação da marca com os usuários devem se adequar às novas diretrizes. Para envio de informativos, mensagens promocionais ou contato diverso, por exemplo, deve haver o consentimento do cliente. É necessário que o cliente, titular dos dados pessoais, saiba para qual finalidade seus dados foram coletados e concorde expressamente com essa atuação.

Até mesmo a segurança dos dados deve ser observada. Tanto a personalização, que identifica ou pode identificar o cliente, bem como o armazenamento dos dados internamente, podem culminar em sanções pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

A viabilidade do uso do WhatsApp continua, vez que a LGPD não busca travar negócios. Contudo, uma correta adequação da empresa com projeto de conformidade à LGPD (com mapeamento dos riscos, criação de regulações internas destacando regras de utilização da ferramenta), manterá a empresa apta para sua operação regular, com destaque das demais empresas sem adequação às novas normas.

Equipe Empresarial da Saito Associados